Em outubro de 1999 foi realizado o segundo Seminário Regional sobre a Utilização do Bambu, no Centro de Capacitação da Prefeitura de Campo Grande/MS. Os realizadores chamaram a Dr. Ximena Londoño, o Prof. Antônio de Barros Salgado e, novamente, o Prof. José Luis Mendes Ripper e o Prof. Khosrow Ghavami ambos da PUC-RJ. Ximena palestrou sobre o problema que a falta de uma taxonomia precisa traz para a qualidade da construção com bambu. A palestra de Salgado versou sobre seu trabalho e pesquisas em Campinas. Ripper e Ghavami repetiram suas apresentações, com algumas mudanças.
Rubens Cardoso em pé. Ximena Londoño
e Antônio Barros de Salgado sentados.

Os alunos do curso de Design da PUC-RJ foram convidados para realizar um segundo "workshop", com a participação livre dos inscritos no seminário. Projetada pelos alunos estagiários do LOTDP, foi erguida a estrutura de um domus geodésico de bambu, com três metros de raio. Foi utilizado Bambusa tuldoides não tratado, e estruturada por corda de nylon e torniquete de bambu. Levou dois dias para ser completada, no Horto Florestal da cidade.

Marília testando
a leveza do modelo.

Equipe da PUC-RJ/LOTDP montando o domus.
Domus semi-pronto.

Modelo à frente, domus atrás e equipe: sentados da esquerda para a direita: Marília, Pedro (Drop), Marcelo (com mini-domus), e Pedro PQD. Em pé da esquerda para a direita: Tomas, Suiá, Raphael, Ian, Pedro (Mirim), e ,no final, Ivan. Em cima está o Mário.

paginas     2 I 3 I 4 I 5 I 6 I 7  

Info I Grupo I Produtos


 

Conteúdo desenvolvido:
Raphael Moras de Vasconcellos
Rio de Janeiro / BRASIL

fale conosco: