Em setembro de 1997 foi realizado o primeiro Seminário Regional sobre a Utilização do Bambu, na sede da Uniderp, cidade de Campo Grande/MS. Os realizadores chamaram o Prof. Oscar Hidalgo Lopes, o Prof. José Luis Mendes Ripper e o Prof. Khosrow Ghavami para palestrar, os últimos dois da PUC-RJ. Hidalgo deu duas palestras memoráveis sobre o panorama da construção com bambu. Ripper, arquiteto e professor de design, mostrou seu trabalho de cerca de dez anos à frente do LOTDP, laboratório de protótipos. Ghavami, engenheiro persa (Irã) doutor em Engenharia Civil, que vem trabalhando na padronização das normas de construção com o bambu, demonstrou seus conhecimentos técnico-científicos acerca do bambu.


Últimos retoques na estufa antes do pôr do sol Equipe Estufa de bambu com 40 metros quadrados
PUC-RJ / LOTDP

Os alunos do curso de Design da PUC-RJ foram convidados para realizar um "workshop", com a participação livre dos alunos de Arquitetura da Uniderp. Projetada pelos alunos estagiários do LOTDP, foi erguida a estrutura de uma estufa de bambu, com quarenta metros quadrados de área. Foi utilizado Bambusa tuldoides não tratado, e estruturada por corda de polipropileno e torniquete de madeira. Levou três dias para ser completada (o trator, que posteriormente derrubou a estrutura, teve um baita trabalho!!!).

Equipe da estufa - sentados partir da esquerda: Tomas, Marcos, Silvia e Gabriela. Em p da esquerda: Fabrício,(?), Pedro, Maria, Clarice, Beth, Luciana, Marcelo e, no final, Ripper e Daniel Tadao. Pendurados a partir da esquerda: Marcelo e Raphael.

paginas     2 I 3 I 4 I 5 I 6 I 7

Info I Grupo I Produtos


 

Conteúdo desenvolvido:
Raphael Moras de Vasconcellos
Rio de Janeiro / BRASIL

fale conosco: