No Brasil o bambu começa a ser levado a sério pelos engenheiros e arquitetos. Apesar do trabalho sério de alguns arquitetos, como Cláudio Bernardes do Rio de Janeiro, o bambu ainda é reconhecido como "madeira dos pobres". Lentamente o esforço de pesquisadores, engenheiros e arquitetos vão derrubando essa idéia retrógrada.

O Professor Antônio de Barros Salgado, do Instituto Agronômico de Campinas, tem alguma experiência na construção com bambu, já tendo realizado uma casa com base de contra-vento no Estado de São Paulo.


Memorial dos Índios em Campo Grande - MS / Edson Sartori, Rubens Cardoso e David Rees Dias

Na cidade de Campo Grande, estado de Mato Grosso do Sul, vemos a atuação de dois desses guerreiros, Edson Sartori e Rubens Cardoso, engenheiro e arquiteto, com grande interesse. Foram os organizadores do primeiro e do segundo Seminário Regional sobre a Utilização do Bambu. No ano de 1999 construíram, a pedido da Prefeitura de sua cidade, o Memorial da Cultura Indígena dentro da comunidade indígena, consistindo de duas "ocas" estruturadas por bambu e cobertas por fibra natural. O projeto do Memorial é de autoria de David Rees Dias.

Memorial ao crepúsculo / Foto de Raphael Vasconcellos

paginas     2 I 3 I 4 I 5 I 6 I 7

Info I Grupo I Produtos


 

Conteúdo desenvolvido:
Raphael Moras de Vasconcellos
Rio de Janeiro / BRASIL

fale conosco: